quinta-feira, 1 de outubro de 2020

Como definir o preço de um produto? Siga esses passos!

 Muitas vezes não paramos para pensar porque é que as coisas são do jeito que são, e isso costuma acontecer, até no custo dos produtos que compramos diariamente. Porém, se você está começando seu próprio negócio, é obrigatório que aprenda a precificar um produto para que possa se manter competitivo no mercado.

Um cliente pode ver o preço de um produto ou item, olhar seu orçamento, aceitar o preço e pagá-lo, mas também pode discordar do valor, rejeitá-lo e não fazer a compra.

Os preços não são valores determinados com autoridade e caprichos. Eles também não têm nada a ver com sua ideia do valor das coisas. Quando você decidir abrir um negócio que ofereça qualquer tipo de produto, deve estar ciente de todos os custos que essa aventura comercial teve para você.

Quando você tiver esclarecido e resolvido essa parte das finanças do seu empreendimento, pode atribuir a ela o valor justo para ter uma margem de lucro, pagar impostos e não esquecer o preço de custo do seu estoque.

Se você quiser saber mais sobre isso, continue lendo até o fim!

 

Passos para saber como definir o preço de um produto

Nada melhor para começar a decifrar esse enigma do que consultar um guia passo a passo. Portanto, mostraremos ponto a ponto como você deve definir o preço de sua mercadoria ou serviço.

1. Estude seu cliente

Pode ser que fazer um estudo de mercado esteja fora das possibilidades econômicas concretas atuais, mas isso não é um impedimento para você conhecer seu público-alvo.

Existem pesquisas informativas - como a Contabilidade BH você pode postar tópicos e perguntas a seu critério. Envie esta pesquisa para um banco de dados de clientes em potencial que você possui e, assim, descobrirá o que as diferentes pessoas pensam da abordagem que seu empreendimento tem e como o valorizam.

Leia também:

O que é BPO

2. Avalie seus custos

Se você não conhece os custos e despesas que isso gera ou estão relacionados ao seu negócio, será muito difícil para você definir preços adequados para seus produtos. Nesse sentido, aconselhamos que você mantenha um controle estrito das despesas e custos de manutenção desta empresa.

Além disso, você deve compreender o quanto precisa para cobrir o custo base do seu estoque, além de outras variáveis, como transporte, depósitos, impostos e outros encargos governamentais. Lembre-se que a isso você deve adicionar despesas fixas, como o aluguel de um local ou escritório e os serviços básicos que isso implica.

Além disso, os conceitos básicos que você deve considerar ao procurar uma fórmula para definir preços e não cobrar a mais ou a menos são:

 

  • Valor real do produto : Isso significa que você deve considerar todos os aspectos envolvidos em sua produção —design, materiais, mão de obra, entre outros—, importação ou qualquer que seja sua origem.
  • Despesas operacionais : Correspondem a todas as despesas inerentes ao início de uma empresa, tais como advogados, procedimentos, cartórios, fornecedores, entre outros.
  • Pagamento de créditos : Nesta rubrica deve-se incluir todos os compromissos comerciais que tenham sido adquiridos com entidades bancárias para iniciar a operação comercial.
  • Seu salário como proprietário e administrador : Você não trabalha de graça e se dedica todo o seu tempo produtivo ao seu negócio, esse tempo deve ser pago. Calcule o valor de sua hora de trabalho e pese as responsabilidades. Não se trata de pagar a si mesmo uma pequena fortuna, mas de compensar seu verdadeiro valor em seu empreendimento.
  • Retorno sobre o capital: você acompanha quanto investiu? Você tem um parceiro que decidiu ajudá-lo a financiar a ideia? Seja qual for o caso, se o capital foi investido, deve haver um retorno sobre o investimento. Isso está sujeito a um acordo entre as partes sobre quanto tempo elas esperam recuperar o valor investido.
  • Fundo para retrocessos, expansão ou renovação de ativos fixos: Objetos envelhecem ao longo dos anos. Todos os equipamentos eletrônicos digitais que temos no momento, em 6 meses, estarão obsoletos em algum sentido. Além disso, é sempre bom ter o mínimo de armazenamento para uma emergência ou uma fundação para continuar crescendo.

 

Somando todos esses fatores, você terá uma ideia do que precisa vender, produzir e trabalhar para atingir aquele montante. Adicionalmente, terá uma ideia básica sobre os preços a definir.

3. Defina suas metas econômicas como empresário

Em outras palavras, você deve conhecer os limites de sua própria ambição. Com isto não queremos dizer que se restringe, mas sim que se pergunta qual seria o limite que pretende atingir no que se refere a esta empresa. Qual é o seu teto de renda?

Defina uma meta de dinheiro e calcule quanto você teria que vender em um ano para alcançá-la; Com esse número em mente, faça uma estimativa do que você espera vender. Em seguida, divida sua meta de receita pelo número de unidades do produto para obter um resultado muito próximo ao preço que você deve cobrar por aquele produto.

Se você tiver muitos produtos diferentes em seu estoque, precisará atribuir sua meta geral de receita a cada um e realizar o mesmo cálculo para chegar ao preço pelo qual precisa vender cada produto para atingir suas metas financeiras.

4. Saiba tudo sobre sua concorrência

É essencial que você saiba com quem está competindo, pois muito provavelmente seu cliente ideal também fará pesquisas para comparar as ofertas e escolher a mais conveniente para sua situação.

Conhecer a concorrência ajuda a ter uma ideia dos preços referenciais e das características do que é oferecido. Na mesma linha, é muito útil revisar os preços comerciais - não pelo custo - em outras moedas que exibem os itens que você deseja vender.

Definidos os pontos que desenvolvemos neste texto, você poderá fixar preços levando em consideração todas as variáveis ​​que influenciam o seu negócio. Além disso, você pode atribuir um valor justo aos esforços de seus colaboradores e aos seus.

Se você deseja continuar lendo sobre este ou outros assuntos relacionados, nós o convidamos a se inscrever em nossa newsletter aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário