Existem profissionais cuja carreira passa necessariamente pelo ingresso em uma empresa, mas outros - como a contabilidade - permitem a liberdade de trabalhar de forma independente para múltiplos clientes. Você está pensando em abrir seu próprio escritório de contabilidade? Em seguida, anote as dicas e boas práticas que o ajudarão a atingir esse objetivo desejado.
A independência no trabalho é algo pelo qual muitas pessoas perdem o sono. Trabalhar sem um chefe no topo é o ideal de qualquer trabalhador, mas você - como contador - está mais perto de alcançá-lo do que muitos. Isso porque em todos os tipos de negócios um contador é obrigado a cuidar das finanças, seja em uma grande, média ou pequena empresa. E isso se traduz em construir seu próprio negócio de contabilidade, algo que - com mais esforço e organização do que recursos - você pode realizar.
É assim que você deve construir seu negócio de contabilidade!
Montar o seu próprio escritório não é algo que se possa fazer de um dia para o outro e para que funcione bem é necessário planear cada passo para não cometer erros. Por isso preparamos uma lista com tudo o que você precisa saber se o seu norte é abrir seu próprio negócio de contabilidade.
1. Promova sua empresa
Junto com a abertura da sua empresa, você precisa sair para o mundo e mostrar que abriu um escritório de contabilidade ... por onde começar? O círculo fechado é a melhor opção quando se trata de promover seu negócio. Ofereça facilidades para quem está perto de você, valores promocionais no início, descontos caso seus conhecidos atraiam novos clientes, etc.
Qualquer estratégia vale a pena começar a se dar a conhecer e, nesse sentido, as redes sociais são uma ótima aliada. Ferramentas como o Facebook permitem que você segmente seus anúncios para atingir especificamente aqueles que procuram ou precisam de serviços de contabilidade. Com isso, romper em um mercado tão competitivo como o atual não parece uma tarefa assustadora.
2. Tecnologia como parceira
Atualmente, existem plataformas online com as quais você pode simplificar consideravelmente sua carga de trabalho. O mercado oferece diversas alternativas quando o assunto é software administrativo, simplificando tarefas como a nota fiscal eletrônica. Seu trabalho é encontrar a opção que melhor se adapte às suas necessidades e aproveitá-la ao máximo, de forma a otimizar seus recursos e oferecer aos seus clientes serviços de contabilidade de primeira linha.
3. Garanta clientes estáveis
Ao iniciar este processo, a gama de serviços que você oferece pode ser variada e as possibilidades virão de todas as áreas da contabilidade. Você planejava se dedicar a um tema específico? Provavelmente no futuro você poderá fazer isso, mas inicialmente a imagem será diferente. Ao longo do caminho, você encontrará muitos clientes em potencial e perceberá quais áreas da contabilidade deseja explorar.
Inevitavelmente, ao iniciar, terá que trabalhar com o maior número de clientes possível, sejam eles pequenos negócios ou empresários com áreas de atuação específicas. Mas com o tempo poderá construir a sua carteira de clientes e terá a possibilidade de escolher com quem quer trabalhar e com quem prefere não trabalhar.
4. Organização: a chave para tudo
Quando você é independente, precisa trabalhar em muitas frentes. Por este motivo, a organização do espaço é extremamente necessária para ter informações hierárquicas e acessíveis de forma rápida.
O ideal é digitalizar tudo, pois facilita o acesso às informações, mas caso tenha que manipular os dados em formato físico, tente ordenar os arquivos por cliente. Dessa forma, você evitará muitas dores de cabeça.
Colocando em prática essas quatro dicas, iniciar seu próprio negócio de contabilidade será uma tarefa fácil. E lembre-se de contar com ferramentas tecnológicas de contabilidade para simplificar seu trabalho e entregar melhores resultados aos seus clientes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário